No dia 15 de janeiro de 2025, o Diretor Presidente, Edson Simionato, participou da solenidade de apresentação do projeto “Expansão das ações de assistência técnica e extensão rural” (Expansão ATER), que beneficiará famílias de agricultores do Paraná e de 35 municípios do Mato Grosso do Sul. O projeto é resultado de um convênio firmado entre três instituições (Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e ITAI), por meio do Programa Itaipu Mais que Energia. As atividades têm como foco a agricultura orgânica e a agroecologia.
Participaram da apresentação representantes de organizações que atuam no apoio a agricultores familiares, como a Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), das superintendências do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Paraná e no Mato Grosso do Sul e, ainda, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária nos dois estados. Também prestigiou o evento o deputado federal Elton Welter.
Destaca-se a fala do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, que mencionou a importância do convênio, já que, segundo ele, a agricultura tem um papel fundamental para conter o assoreamento do reservatório da Usina, ao evitar a emissão de resíduos. “Investir na agricultura familiar, em especial, que está presente nos 434 municípios do nosso território de atuação (399 do Paraná e 35 no Mato Grosso do Sul), implica em desenvolver curva de nível, em assistência técnica e, principalmente, na transição para a agricultura orgânica”.
Agradecemos a recepção e parabenizamos as iniciativas do Programa Itaipu Mais que Energia.